POESIA É BRINCAR

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UM INSTANTE: LEITURA DE POEMAS

Caro estudante, ao ler um poema, esteja atento aos seguintes momentos:

1º/ Faça uma leitura e deixa que todas as impressões iniciais aflorem: prazer, alegria, desconforto,  encantamento, tristeza...

2º/ Registre, no seu caderno, o que sentiu e/ou compreendeu.

3º/ Analise os recursos que podem compor um poema:
     * organização espacial,
     * presença de onomatopeias, rimas,
     * assonância (repetição da mesma vogal em várias palavras),
     * aliteração (repetição da mesma consoante em várias palavras),
     * repetição de palavras e expressões, seleção e combinação de palavras,
     * repetição de palavras e expressões,
     * seleção e combinação de palavras,
     * neologismos,
     * classes de palavras predominantes,
     * emprego de palvras com sentido figurado, e os efeitos de sentido provocados.

4º/ Faça uma avaliação crítica do poema.

     Informações extraídas de : Trabalhando com a linguagem 7º ano / Givan Ferreira... [et al.] - 1.ed. atual. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009.

     Caro Estudante, agora é com você...

     Ouça e leia o poema. 

Agora, poste seu comentário.

Nenhum comentário: