Caro estudante, ao ler um poema, esteja atento aos seguintes momentos:
1º/ Faça uma leitura e deixa que todas as impressões iniciais aflorem: prazer, alegria, desconforto, encantamento, tristeza...
2º/ Registre, no seu caderno, o que sentiu e/ou compreendeu.
3º/ Analise os recursos que podem compor um poema:
* organização espacial,
* presença de onomatopeias, rimas,
* assonância (repetição da mesma vogal em várias palavras),
* aliteração (repetição da mesma consoante em várias palavras),
* repetição de palavras e expressões, seleção e combinação de palavras,
* repetição de palavras e expressões,
* seleção e combinação de palavras,
* neologismos,
* classes de palavras predominantes,
* emprego de palvras com sentido figurado, e os efeitos de sentido provocados.
4º/ Faça uma avaliação crítica do poema.
Informações extraídas de : Trabalhando com a linguagem 7º ano / Givan Ferreira... [et al.] - 1.ed. atual. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009.
Caro Estudante, agora é com você...
Ouça e leia o poema.
Agora, poste seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário